Dónde Están los Ladrones? Dónde Están los Ladrones? Dónde Están los Ladrones?
Dónde Están los Ladrones?

Em 1998 chega ao mercado mundial o segundo álbum internacional de inéditas de Shakira, Dónde Están los Ladrones?. O disco se consagrou como um grande sucesso do pop rock em espanhol e se tornou o segundo álbum de maior sucesso de toda a carreira de Shakira.

O título do álbum se deve ao fato de que todo o material que ela estava compondo foi roubado no aeroporto de Bogotá capital da Colômbia. Devastada com o ocorrido, Shakira não desistiu da composição do álbum e passou cerca de nove meses compondo e produzindo todo o material novamente. Sempre perfeccionista, a artista gravou cerca de quatro demos para cada canção, pois sabia que muitos críticos iriam julgar se ela continuaria sendo pródiga na música latino americana.

Para a produção do álbum, Shakira mostrou-se uma artista muito mais madura musicalmente e compôs sozinha 6 das 11 faixas do álbum, dividiu a composição de mais 4 com o Luis Fernando Ochoa, já conhecido pela parceria nas composições do álbum Pies Descalzos e mais uma composição com Estefano Salgado. A colombiana também surpreendeu com a variação de ritmos trazendo uma mescla perfeita de pop e rock em espanhol com ritmos regionais, como a música mariachi e a música árabe, mas sem perder seu característico romantismo.

Dónde Están los Ladrones? foi lançado oficialmente em 29 de Setembro de 1998 e foi disponibilizado na época em CD, disco de vinil e fita cassete. O novo álbum surpreendeu e vendeu 300.000 cópias no dia de seu lançamento. O disco vendeu 1 milhão de cópias em apenas um mês, tendo vendido no total 11 milhões de cópias ao redor do mundo. Do álbum foram extraídos os singles “Ciega, Sordomuda“, uma mescla de guitarras elétricas com sons mariachis, a balada romântica ““, a melódica e empolgante “Inevitable“, a enérgica “No creo“, que foi #1 no Brasil e o mega sucesso “Ojos Así“, uma mescla de pop com sons árabes que levou a música de Shakira a novos territórios e trazendo a dança do ventre como elemento característico de sua carreira em ascensão.  Shakira ainda lançou “Moscas en la casa” como último single.

O álbum foi indicado ao Grammy de 1999, na categoria Melhor Álbum de Pop Latino, sendo a primeira indicação de Shakira nos referidos prêmios.

Dónde Están los Ladrones? was originally published on Shakira Brasil

[fbcomments]
Scroll Up
~